Complexo Arqueológico de Huaca Chotuna
O que é?
Um lugar misterioso pertencente à Cultura Lambayeque, que até hoje conserva grande parte de sua construção, entre as quais se destaca a forma piramidal de seus monumentos, mais conhecidos como Huacas Sagradas. O Complexo Arqueológico de Huaca Chotuna é um conjunto de vestígios arquitetônicos em forma de pirâmides escalonadas. No complexo, podemos apreciar palácios e recintos murados, construídos em adobe, cobrindo uma área de 95 hectares. A superfície é formada por dunas estáveis, e é possível que essas mesmas dunas tenham coberto totalmente edificações ou traços arquitetônicos menores, como cemitérios e habitações, dada a evidência de setores onde se apreciam restos de ossos humanos, cerâmica dispersa e intensa atividade doméstica.
Atualmente, o local está rodeado por campos de cultivo.
DADO
Sua principal construção é uma pirâmide escalonada de cerca de 40 metros de altura e também podemos encontrar setores como a Huaca dos frisos, a Huaca dos sacrifícios, o Templo da Onda Antropomórfica e a Huaca principal chamada Chornancap, cada uma com estruturas únicas da cultura que habitou e se desenvolveu entre os anos 700 e 1300 da era atual. Posteriormente, foi ocupada pela cultura Chimú, depois pelos Incas e, finalmente, pelos espanhóis no ano de 1535.
Após 100 anos de investigação, foi somente em 2011 que se encontrou o túmulo da Sacerdotisa de Chornancap, governante da cultura Lambayeque. A descoberta foi um acontecimento mundial.
LOCALIZAÇÃO
O complexo arqueológico está localizado a 10 km da cidade de Lambayeque, a aproximadamente 4,5 km da praia de San José, no distrito e província de Lambayeque. Situado na zona costeira do norte do Peru,
O QUE MAIS PODEMOS VISITAR NO COMPLEXO ARQUEOLÓGICO?
Como resultado das pesquisas arqueológicas, no local podemos encontrar o Museu do Sítio do Complexo Arqueológico de Chotuna-Chornancap, inaugurado em 19 de dezembro de 2009.
A infraestrutura do Museu do Sítio Chotuna-Chornancap é inspirada no que poderia ser a fachada do templo dos Frisos, localizado na Huaca Gloria. Uma entrada que foi construída com o objetivo de dar a impressão de estar acessando um templo pertencente à arquitetura pré-hispânica.
No interior do museu, podemos apreciar a distribuição temática que mostra inicialmente a área geográfica e os pesquisadores que realizaram trabalhos ao longo dos últimos 100 anos na região de Lambayeque.
O Complexo Arqueológico de Chotuna é o centro emblemático da lenda de Naylamp, enquanto o Museu do Sítio apresenta um resumo desta importante lenda de Lambayeque.
QUEM FOI NAYLAMP NA CULTURA LAMBAYEQUE?
Naylamp foi o lendário fundador do Reino Sicán ou Lambayeque no século IX d.C. Diz-se que Naylamp chegou a Lambayeque em um barco com todo o seu povo, que o considerava um ser supremo e poderoso.
Conta-se que, ao morrer, ele foi divinizado por seus filhos. Eles diziam que Naylamp era imortal e que decidiu se transformar em pássaro, retornando ao seu local de origem. Durante muitos anos, ele viveu em tranquilidade e paz, tendo mais de 10 filhos ou sucessores. Naylamp contava com sua própria equipe para todas as áreas domésticas, agricultura e cerâmica.
COMO CHEGAR AO COMPLEXO ARQUEOLÓGICO DE HUACA CHOTUNA-CHORNANCAP?
Para chegar a este belíssimo lugar, você tem duas opções: ir de San José ou de Lambayeque.
- Primeira opção:
Se você for por conta própria, pode pegar um transporte que vai em direção ao Sítio Arqueológico ou pegar um mototáxi particular de ida e volta do distrito de San José. - Segunda opção:
De Lambayeque, pegue um mototáxi no Parque San Martin para levá-lo até a entrada do sítio arqueológico por um custo de aproximadamente 15 soles. O tempo de viagem é de 20 minutos
O sítio arqueológico e o museu podem ser visitados em aproximadamente 2 horas.
CUSTO DA ENTRADA
- Adultos em geral: S/ 8,00.
- Estudantes do ensino superior universitário e não universitário: S/ 4,00.
- Alunos do ensino infantil, fundamental e médio, e crianças até 12 anos: S/ 1,00.
RECOMENDAÇÕES
Vejamos algumas dicas básicas para esta excursão ao complexo arqueológico de Huaca Chotuna-Chornancap.
- Leve uma câmera fotográfica – Há centenas de coisas para fotografar em termos de arquitetura e história, mas você também estará em uma cidade onde é possível tirar ótimas fotos da realidade.
- Não se esqueça do protetor solar, boné, óculos de sol e muita água.
- Leve roupas leves e agasalhadas.
- É importante levar dinheiro em espécie (soles).
- Leve tênis confortáveis para caminhar.
- Não se esqueça de levar seus documentos pessoais.
- Se você não tiver certeza de como chegar por conta própria ou tiver dúvidas, peça ajuda às pessoas locais, elas são muito simpáticas.
- Em Lambayeque, você pode reservar o passeio por um preço muito acessível.
- Por último, apoie a economia local comprando artesanato, cerâmica e gastronomia.