• Español
  • English
  • Português
  • Español
  • English
  • Português

Coropuna, o vulcão mais alto do Peru

Coropuna, o vulcão mais alto do Peru

Coropuna, o vulcão mais alto do Peru

O que significa Coropuna?

O nome Coropuna vem de uma palavra quechua que significa puna ou montanha dourada. Recebeu esse nome devido à sua cor dourada, que brilhava como ouro quando entrava em erupção.

História

O vulcão Coropuna é uma das montanhas sagradas do Peru e está coberto de neve devido à sua altitude. Com 6.425 metros, é também uma das montanhas mais altas do Peru, ocupando o terceiro lugar em altura. É tão imponente que, no início do século passado, o arqueólogo Adolph Bandelier chegou a afirmar que era a montanha mais alta da América do Sul.
É um vulcão extinto (inativo), composto por seis picos e três fluxos de lava da época do Holoceno, todos com mais de 6.000 metros de altura. O vulcão também é a divisão natural entre os cânions de Colca e Cotahuasi, ambos considerados no Peru os mais profundos do mundo.
A primeira ascensão ao cume do vulcão Coropuna foi feita por Hiram Bingham em 1911, pelo setor oeste. A primeira expedição peruana ao cume oeste ocorreu em outubro de 1973 e foi composta pelos alpinistas nacionais Pablo Masías Núñez del Prado, José Zegarra Hidalgo, Adrián Puma Pampa e Ubaldo Sucasaire Sihuacollo. A ascensão de Alberto Parodi Isolabella em 1953 também está registrada, mas ao cume sudeste.

Os incas, como em outros vulcões da região, realizavam inúmeras cerimônias religiosas nele, oferecendo sacrifícios humanos perto do cume.
Hoje, seus cumes são cobertos por um sistema glacial de 50 km² com várias dezenas de línguas glaciais descendo suas encostas em um padrão radial.
Era um dos centros rituais do Tawantinsuyu, que, chamando-o de huaca, o “adorava” (ofertas andinas de reciprocidade) por sua eminência e beleza. É mencionado por Garcilaso de La Vega e outros cronistas como uma das huacas mais importantes de Condesuyo. Há até evidências de um santuário com restos cerâmicos e um corpo no cume que foi dinamitado por saqueadores, que provavelmente fazia parte do ritual Capacocha.

Ecossistema

Importante

O Coropuna possui a maior reserva de água na forma de calota glacial entre todos os vulcões peruanos, cobrindo uma área de 44,1 km². Este importante recurso hídrico beneficia mais de 90.000 habitantes que vivem em áreas influenciadas pelo vulcão, cujas principais atividades econômicas são a agricultura e a pecuária.

Atividade vulcânica do Coropuna

De acordo com o INGEMMET, nosso país possui 40 vulcões, dos quais 10 estão ativos.

Um deles é o Coropuna, além do Misti, Ubinas e Ticsani, que entraram em erupção nos últimos 10.000 anos. Por esse motivo, eles estão sendo monitorados continuamente.
Sua última erupção foi há aproximadamente 700 anos, com fluxos de lava atingindo 7 km ao sul do Coropuna, de acordo com o gob.pe.

Localização
Está localizado a 150 km a noroeste da cidade de Arequipa, na jurisdição das províncias de Condesuyos e Castilla.

Altitude

Excursões nas proximidades

Como chegar à montanha nevada Coropuna?
De Lima:

Primeiro, devemos chegar à cidade de Arequipa, seja por terra, de ônibus, o que levará aproximadamente 14 horas, ou para economizar tempo, podemos ir de avião, o que leva apenas cerca de 50 minutos.

De Cusco:
Se você está planejando viajar de Cusco para Arequipa, tem algumas opções a considerar com diferentes meios de transporte:

Uma vez em Arequipa, devemos pegar um ônibus para o Canyon Cotahuasi, que levará cerca de 8 horas.
Então chegamos à deslumbrante Lagoa Pallarcocha, localizada a 4.800 metros acima do nível do mar, no sopé do Coropuna, onde é possível observar belas paisagens com um grande número de pássaros.

Normalmente acampamos ao lado deste lago para iniciar a rota para Coropuna no dia seguinte, que leva mais alguns dias, onde primeiro chegaremos a 5.200 metros acima do nível do mar e no último dia chegaremos a 6.425 metros acima do nível do mar em uma caminhada de 6 horas até o cume.

Época ideal para visitar o Coropuna

Se você deseja explorar e escalar o Coropuna coberto de neve, a época ideal é entre abril e junho, pois o clima é seco e ameno durante esta estação, com sol durante o dia e noites frias, por isso você deve trazer roupas adequadas.
Não é recomendável fazê-lo durante a estação chuvosa, entre dezembro e março.

Excursão ao Coropuna

Como agência de viagens, oferecemos tudo o que você precisa para ter a melhor aventura na montanha mais alta do sul do Peru.
A subida é realizada com guias experientes que conhecem a rota. É necessário ter equipamento de escalada que inclua cordas, bastões e grampos.
A escalada é moderadamente difícil para uma pessoa com boa saúde e aclimatada. No entanto, se você não tem experiência em alta montanha, é aconselhável começar pelos vulcões Misti ou Chanchani, também localizados no departamento de Arequipa.