Área de Conservação Regional Vilacota Maure
A área de conservação está localizada na província de Tarata e Candarave, pertencente à região de Tacna (Peru). Sua extensão é de 124.313,18 hectares, abrangendo os distritos de Tacna, Tarata, Susapaya, Ticaco e Candarave. Seu objetivo é a conservação da flora e da fauna silvestres, bem como a conservação dos rios Maure e Laguna Vilacota. As populações que vivem na zona dedicam-se principalmente à criação de camelídeos.
FLORA: Em Vilacota Maure, encontramos uma flora muito diversificada, com 124 espécies, como florestas de queñua, tolares, bofedales, pastagens, entre outras.
FAUNA: Algumas espécies são vulneráveis e outras estão em perigo de extinção, como o suri, a taruca, a vicunha e outras.
A espécie mais destacada na região é o suri ou ñandu, uma espécie que habita apenas na América do Sul, nas regiões de Tacna, Moquegua e Puno.
Este ecossistema apresenta belas lagoas, como: Vilacota, Taccata, Ñeque, Camiri e Paucarani.
Atrativos naturais que representam a área de Conservação Regional Vilacota Maure
VALLE DE LOS GEISERS: Localizado a 4300 m acima do nível do mar, neste vale podemos encontrar suas 85 fontes de águas termais, sendo a principal delas a Laguna Azul, com temperaturas entre 37° e 80°, às quais são atribuídas incríveis propriedades curativas. Neste lugar incrível, você pode atravessar a ponte trapezoidal e observar formações geológicas, como a mais popular, a pedra do elefante.
- GEISERS DE COTA OU GARGANTA DEL DIABLO
Localiza-se na província de Candarave, na Área de Conservação de Vilacota Muare, a uma altitude de 3.800 m acima do nível do mar. É um local acessível para fazer trekking, que começa na trilha de Huiltavira a Kalachupalne. Ao chegar, você encontrará formações rochosas onde é possível observar gêiseres expelindo água quente e gases para o céu, que ao cair formam riachos de águas termais. - CASCADAS DE CONCHACHIRI
Localizadas na província de Tarata, na vila de Kallapuma, a 4.500 m acima do nível do mar, perto do imponente nevado Jacuri, guardião da região. A cachoeira tem uma bela queda d’água devido às deformações da crosta terrestre. Os moradores praticam a pesca artesanal, especialmente de trutas. - CASCADAS DE CALACHACA
Localizadas a 4300 m.s.n.m, no distrito de Ticaco, província de Tarata. Esta incrível formação geológica são as cachoeiras de Calachaca, também conhecidas como a caveira. Elas estão localizadas muito perto dos banhos termais. - LAGOA DE CONDORPICO
Está rodeada pelos Apus e vegetação, onde crescem yareta, tola, ichu e queñua. De janeiro a março, a vegetação é um paraíso, local onde as aves descem para descansar, incluindo diversas espécies de patos. - LAGUNA VILACOTA
Localizada a 187 km a nordeste de Tacna, perto de Puno e a uma altitude de 4300 m acima do nível do mar. Possui grandes recursos naturais, as espécies que habitam são as trutas arco-íris, ideais para a pesca. O local é cercado por gêiseres e nevados.
Atrações culturais
- CEMITÉRIO DE JUKURI: Este cemitério pertence ao período Inca e atualmente encontra-se em estado regular de conservação.
- ZONA DE CAÇA DE PAMPAS MAMUTA: Este território possui uma extensa planície de pântanos, suris, vicunhas e uma variedade de aves. Diz-se que este local foi palco de caçadores e coletores durante o período lítico. Foram encontradas flechas e outros artefatos líticos.
- CHULLPAS DE CONCHARIRI: É uma estrutura funerária feita de barro e palha em mau estado de conservação que poderia pertencer ao período Inca.
- CAMINHO INCA VILACOTA: Seu objetivo era unir todo o povo governado pelos incas com a capital de Tawantinsuyo, Cusco.
Como chegar à ACR Vilacota Maure?
O acesso da cidade de Tacna à área de conservação só é possível por via terrestre, que fica a cerca de 188 km ou 3 horas. É necessário alugar um veículo, ter um veículo próprio ou optar por um passeio das agências de turismo.
VIAS DE ACESSO
- Tacna – Tarata – Livini – Vilacota (200 km – 3 horas)
- Tacna – Tarata – Candarave – Calientes (260 km – 4 horas)
- Tacna – Palca – Alto Peru – Chiluyo – Vilacota (183 km – 4 horas)
- Tacna – Tarata – Susapaya – Cano – Vilacota (182 km – 3 horas)
- Tacna – Locumba – Ticapampa – Cadarave – Calientes (260 km – 5 horas)
- Puno – Capazo – Challapalca – Vilacota (293 km – 4 horas)
- Ilo – Moquegua – Huaytiri – Vilacota (492 km – 6 horas)
Área de Conservação Regional Vilacota Maure
Passeios em Cusco